Olá pessoas! Eu sou O Nerd Do Bigode.
Hoje iremos aprender como jogar na Top Lane ou Barão Lane aonde muitas pessoas acham que é a hole mais importantes, pois não se trata de seguir em linha reta o Top Lane é aonde que define muito uma partida, o top lane ele é o Backdoor " logo explicarei" o Top Lane ele pode ser um finalizador, um iniciador ou pode ser o Suporte do Jungle, isso não quer que fazer o suporte rebaixa a lane, um preconceito muito errado dos jogadores é fazer play ao invés de vencer.
Se você quer realmente vencer uma partida você terá que entender as inúmeras possibilidades que você pode fazer.
Aviso que vai ser longo, pois é ultimo post sobre lanes.
"Ganha aquele que sabe usar o potencial e perde aquele que falha em usar o potencial"
O Básico sobre a Lane e Visão.
A Região do Top é tudo isso!
Antes de você enfrentar qualquer inimigo fazer aquele V1 você terá que aprender o controle de wave fazer de forma natural, isso é necessário para que você primeiro
Tenha a Vantagem de XP e Gold, pois também o valor numérico.
Se você já leu o Controle de Wave (Parte 1 Clica aqui) (Parte 2 Clica aqui) então já tem o Feijão com arroz.
Controlando a Visão do Top
Sabendo o controle de wave você consegue deixar o inimigo na sua mão para isso você precisa também entender a visão da Top Lane para você fique assegurado existe pontos que podem te ajudar a evitar que um jungle inimigo destrua durante seu duelo.
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Wards de Segurança quando está dominando |
A visão defensa é aonde precisa sempre colocar quando está dominante, isso devido que tenha a visão de mapa para evitar que o inimigo sempre foque você
As opções principais
Ponto 1
Ward no meio do rio abaixo ou entre a moita e trimoita, você terá visão de inimigos vindo do rio.
Ponto 2
Trimoita aonde você terá a visão se o inimigo está vindo de sua jungle para uma volta por cima ou pela lateral.
Ponto 3
Dualmoita é aonde que você precisa sabe aonde se o inimigo está te campando.
Dica: Piscou imagem do inimigo recua se não tiver absoluta certeza que poderá enfrentar dois inimigos.
Agora Vamos falar dos Wards Quando está sofrendo pressão
Quando você está sofrendo Pressão
Ponto -1
A Trimoita de sua Line, mesmo que pareça que a jungle aliada seja segura ele é um ponto cego que inimigo tanque podem abusar muito quando você sofre muita pressão.
Ponto -2
Moita lateral é quando você não consegue fazer o controle de wave ou quando não tem pressão de mapa isso evita que o inimigo sempre puna você quando tenta farmar ter essa visão é importe para que recue um pouco para evitar trocar dano desnecessariamente.
Ponto -3
Moita do Meio Lateral essa moita é necessária sempre que está aos poucos dominando mapa, como você não tem a visão da torre do inimigo o Jungle ele poderá ir por cima e assim fazendo um gank muito inesperado.
Agora Wards de Rotação
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Quando precisa fazer rotação e dominar Objetivos "Logo teremos o post dedicado" |
Ponto 1 - Arangueijo
Sempre quando ver um Arangueijo garanta ele pelo gold ele pela visão pré-rotação assim consegue movimentação mais rápida e o inimigo terá que dar a volta levando mais tempo para gank e dificulta o captura de arauto, se caso não conseguir você pode colocar m ward no ponto de visão.
Ponto 2 Pit do Objetivo
Objetivo estão em desova sempre coloque um ward interno.
Ponto 3
Se caso for dominado o Pit e tiver Ward ou não usou coloque Wards avançadas para evitar que o inimigo use o Pinstoro ou se esconda em moitas caso eles já tenha visão.
São múltiplo pontos!
Desta forma você consegue o primeiro assunto que é o controle de mapa, controle de mapa é aonde que você sempre tem a informação do que ocorre desta forma você poderá fazer roamings mais seguros, e também conseguirá levar as torres de forma mais segura.
Informação é o poder que diferencia o um jogador automático de um um jogador pronto para enfrentar os desafios.
Para isso vamos entender um pouco as propostas da Top Lane logo menos farei um post dedicado a trocas de campeões e vantagens para que não fique extenso iremos fazer a pirâmide dos campeões e suas estratégias principais.
Antes de irmos a esse assunto vamos a Dica de Ouro.
O que você precisa entender sempre quando jogar na top lane o único feitiço que fará um Ótimo joga dor e um Péssimo jogador é a escolha de feitiço.
O Feitiço que deverá usar para usar a maioria das situações é o Teleporte ele é o que vai garantir a rotação segura após levar a primeira torre e "Não esqueça dela"
Com o teleporte você pode aparecer em TF's ou se você está lá você poderá evitar que levem qualquer torre se caso não der tempo de voltar ao posicionamento.
Lembre-se você não está preso na Line, é sua obrigação sair de lá e acompanhar seu inimigo.
Isso diferencia o jogador amador de um profissional e não digo como profissional, basta acompanhar campeonatos que verá que é o feitiço padrão que pode decidir uma luta.
O sistema da Top Funciona desta forma
Temos os Assassinos
Akali, Fiora, Diana, Lee Sin, Rengar e Irelia. " As vezes tem um Yasuo, mas é um erro comum"
Assassinos ele tem a vantagem de duelar e com um combo de explosão deletar o inimigo, são vulneráveis quando perdem suas habilidades e um All In ou um Bom Tanque pode destruir eles quando é feito exatamente para combater eles
( Leia o Post Sobre Status para saber como montar Builds e Calcular Dano)
Temos os Campeões Lutadores.
Darius, Rennekton, Camile, Riven, Jax, Olaf, Pantheon, Tryndamere e Kennen
Lutares são os Campeões que conseguem destruir facilmente campeões curta distancia assim como podem ser ótimos Split Push, pois além de poderem usar uma build focada em dano suas habilidade tem um CD baixo para uso rápido e assim com um All In eliminar os inimigos e dependendo da proposta pode até acabar com uma TF com uma Ult
Temos os Campeões de Médio Alcance
Teemo, Lucian, Vayne e Graves
Eles possuem uma proposta única de atacar o inimigo como atirador, mas podem usar builds especificas para destruir o inimigo com alto poke "Punir o inimigo", pois é o terror contra jogares que não sabem lidar com alta pressão, entretanto a sua fraqueza é que jogados de forma errada você pode afundar seu time ou perder um iniciador.
Temos os Tanques.
Garen, Mundo, Amumu, Gragas, Galion, Malphite, Nasus, Rennekton, Jarvan IV e Singed
Os Tanques são os campeões com a proposta simples e ao mesmo tempo complexa que é ser iniciadores tomarem toneladas de dano ou até mesmo ter o controle absoluto de um grupo, mesmo parecendo lentos ou sem um Kit de toneladas de dano ele o segredo deles está em sua Build desempenhando bem a Propostas destes, você pode vencer com um controle de wave com um teleportes estratégicos para afastar principalmente quando é para contestar objetivos.
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Jabá Aprenda a desenhar de forma fácil |
Lembrando que a proposta deles pode está além disto e conforme o jogo teve 10 anos de criação ainda existe muitas proposta únicas que irei trazer.
O Ciclo funciona desta forma:
Early Game
Tanque Ganha de Lutador, Ganha de Lutador de Assassino, Assassino Ganha de Médio Alcance! Médio Alcance Ganha de Tanque
Late Game:
O Tanque Ganha do Médio Alcance, Médio Alcance Ganha de Assassinos, Assassinos Ganham de Lutadores e Lutadores Passam a Ganhar de Tanque.
Vermelho centro "Internos os Vinho Late Game "Externos"
Bem existe um grande motivo para isso, mas teremos post dedicados a isso, senão esse post ficará muito grande.
Isso pode vária conforme sua Build e seu jogo então não é uma regra irei aprofundar isso em outro post.
Vamos lá não vou adentrar de tudo então irei falar as mais famosa.
BackLine:
É quando você posiciona um Ward sempre distante ao inimigo ciente que ele usou o TP (Teleporte) ou seu tempo de resposta é lento desta forma você pode atacar o inimigo por trás fazendo que ele com pouca vida em uma TF assim finalize sempre muito esforço.
BackDoor:
Aqui funciona diferente do TP no PC, pois o nexos aqui ataca está envolvido de você roubar um objetivo com TP no Timming Correto isso exige coragem.
SplitPush:
A tática quando você usa um campeão de habilidades que podem ser usadas na torre ou itens que dão dano adicional ou muita perfuração, aonde que você leva o maior numero de torres possível, isso somente funciona quando o time está distraído.
Primeira coisa que devo dizer é que nem todos os campeões fazem split, não pode ser feito quando você está perdendo suas torres junto com mais inimigos que você.
Vejo que muito jogador iniciante acha que vai sempre virar o jogo fazendo isso.
Use o cérebro.
Dive:
Esse é para mais campeões Tanques ou Lutadores com muita defesa que conseguem entrar de baixo da torre e eliminar o inimigo com metade ou abaixo da metade, pode ser usado com assassinos também se tiver vantagem do All in.
Lembrando que um Dives consecutivos acaba com a moral de um jogador ele pode até abandonar o jogo e a Line, abuse muito principalmente cm wave a favor.
Bem pessoas com todas essas informações acho que já pode por em prática.
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